31 de março é Dia Nacional da Saúde e Nutrição

*Regina Cassiano é técnica em nutrição

No dia 31 de março, celebramos o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, uma data que nos lembra da importância da alimentação equilibrada para o bem-estar e a qualidade de vida. Comer bem não significa gastar muito, mas sim fazer escolhas inteligentes, aproveitando ao máximo os alimentos e evitando desperdícios.

Uma alimentação saudável vai muito além do que está na moda ou do que parece caro. Com criatividade, podemos utilizar todas as partes dos alimentos, como talos, cascas e sementes, garantindo mais nutrientes e diminuindo o desperdício. Um simples caldo feito com cascas de legumes, um bolo nutritivo com a casca da banana ou um suco
refrescante com a entrecasca da melancia são exemplos de como é possível reaproveitar e variar o cardápio sem pesar no bolso.

Valorizar os alimentos que temos disponíveis e planejar melhor as refeições são atitudes que fazem diferença na saúde e no orçamento. Alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras da estação, grãos e cereais integrais, são acessíveis e essenciais para manter o corpo saudável e prevenir doenças.

Neste Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que tal repensar a forma como lidamos com os alimentos? Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para nossa saúde e para o meio ambiente. Alimentação saudável não precisa ser um privilégio, mas sim um direito de todos!

Tags:

alimentos nutrição saúde