Alimentando a Cidadania inicia aulas no bairro Laranjeiras nesta quarta-feira, 11

Em agosto, o curso foi realizado na Associação de Moradores da Vila Helena. Créditos: Mattheus da Silva.

O projeto ‘Alimentando a cidadania – capacitando lideranças’, promovido pelo Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) inicia na quarta-feira, 11, no bairro Laranjeiras, na Associação Desportiva Cultural Karatê Towakai.

As aulas serão realizadas semanalmente no bairro, até o dia 9 de outubro, e contemplam educandos da Zona Norte de Sorocaba.

Em agosto, os cursos foram realizados na Associação de Moradores da Vila Helena. A pedagoga e educadora do curso, Mariana Gomes, explica que as aulas foram voltadas para compreender os desafios do bairro em torno da Segurança Alimentar e Nutricional.

“Foram quatro encontros, em que fizemos um primeiro diagnóstico. Depois, no segundo encontro, conversamos sobre os principais problemas relacionados ao bairro. E aí a gente escolheu a questão da alimentação para aprofundar sobre. Foi então que a gente falou que para ter soberania alimentar, a gente tem que plantar, colher, comer, guardar semente, plantar de novo. E isso sim é garantia de autonomia, qualidade e soberania alimentar”, afirma a educadora.

 

Alimentando a cidadania

A iniciativa é inspirada em um dos pilares da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que envolve a formação e a capacitação.

Os encontros acontecerão semanalmente até dezembro deste ano e serão de forma territorializada: serão seis turmas de 20 participantes, divididos em seis bairros de Sorocaba.

O presidente do BAS, Tiago Almeida do Nascimento, resgata que o princípio da entidade é lutar para transformar vidas.

“A fome é cruel, tira a dignidade das pessoas e por isso atuamos todos os dias. Mas quando podemos ir além, quando podemos estar junto da comunidade, formando suas lideranças e fomentando o conhecimento e o trabalho social, passamos do combate à fome para a transformação da realidade da comunidade”, afirma Tiago.

 

Como funciona

Cada território terá a realização de quatro aulas, isto é, durante um mês o BAS atuará em bairros diferentes. Em outubro, o projeto será voltado para pessoas dos bairros Carandá e São Bento.

Além disso, pessoas dos distritos de Aparecidinha e Brigadeiro Tobias poderão participar do processo de formação no mês de outubro.

No mês seguinte, o ‘Alimentando a Cidadania’ será voltado para as regiões Sul e Leste da cidade de Sorocaba.

Para encerrar o projeto, pessoas do bairro Cajuru poderão se somar. No decorrer do projeto o BAS irá informar os locais de capacitação.

 

Como participar

Para participar das turmas do projeto, é possível se inscrever diretamente nas entidades, ou entrando em contato com o BAS pelo telefone 15 97400-0206.

Tags:

alimentando a cidadania capacitando lideranças fome laranjeiras segurança alimentar vila helena