Banco de Alimentos participa da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorocaba

Conferência pode viabilizar a implementação da política de segurança alimentar em Sorocaba 

CRÉDITOS: Divulgação

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) participou da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorocaba com o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, que aconteceu na última segunda-feira (31), com o objetivo de dialogar entre a sociedade civil políticas públicas que contribuam para avançar nas demandas relacionadas à alimentação.

Com o objetivo de elaborar propostas que aprimorem a Lei Orgânica e de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 17.819/2022), a conferência aconteceu dividida em eixos para discutir determinantes estruturais e desafios, como a segurança alimentar e nutricional; o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional; políticas públicas e garantidoras do direito humano à alimentação adequada e a democracia e participação social, .

Para Meire Elen Rodrigues, assistente social do BAS, a retomada do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição (CONSEA) através da Conferência é muito importante. Ela explica que essa iniciativa pode viabilizar a implementação da política de segurança alimentar em Sorocaba. 

“Para o Banco de Alimentos de Sorocaba é fundamental esse processo, porque somos o principal instrumento de promoção do acesso ao alimento e de combate ao desperdício na cidade. Para nós, que trabalhamos nessa frente, percebemos que a fome aumentou, principalmente após a pandemia e na desconstrução dos programas sociais. Ainda temos a expectativa que de fato seja construído um Plano Municipal de Segurança Alimentar. A conferência é um sinal de esperança”, afirma a representante do BAS, que participará como delegada da conferência regional, próxima etapa das discussões.

Propostas da Conferência

Ao todo, foram encaminhadas 15 propostas, por exemplo, realizar um diagnóstico sobre a situação de insegurança alimentar em Sorocaba; formar a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; desenvolver formação continuada para os agentes de atuação no processos; envolver os produtores no processo de tomada de decisões relacionadas ao tema de segurança alimentar e nutricional e criar hortas comunitárias no territórios. Além disso, foi realizada a eleição dos delegados que participarão da Conferência Regional, que devem ser divulgados no site da Secretaria de Educação de Sorocaba em breve. 

Para o Secretário de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal), mantenedora do Banco de Alimentos de Sorocaba, Izídio de Brito, a conferência contribuiu para fortalecer o controle social e a participação popular. “Não podemos admitir a fome em nosso país e em nenhum lugar do mundo”, afirma o dirigente sindical, por isso o SMetal e o BAS participam desta luta com determinação. 

Outras etapas do debate

Após as etapas municipais, serão realizadas etapas regionais e estaduais que irão resultar na VI Conferência Nacional, organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) que ocorrerá de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília.