
O Banco de Alimentos de Sorocaba está promovendo um processo de recadastramento das entidades que recebem alimentos até o dia 20 de novembro. O processo de recadastramento envolve a revisão de documentos e a coleta de informações atualizadas sobre as atividades das entidades, áreas atendidas e população beneficiada.
Para fazer o cadastramento, basta acessar este link e clicar para fazer o cadastro em formulário online. Depois, as entidades devem enviar para o e-mail contato@bancoalimentos.org.br os documentos: Declaração de Responsabilidade sobre o uso do produto; Termo de Compromisso com a entidade; Documentos de constituição legal da entidade (CNPJ, Estatuto e Atas); Comprovante de Inscrição nos Conselhos (CMAS e CMDCA); Plano de Trabalho da entidade; Relatório de Atividades e Relação Nominal de Famílias atendidas.
Meire Ellen Rodrigues, assistente social do BAS, destaca que este esforço visa garantir a transparência e a eficiência na distribuição de alimentos. “Queremos assegurar que os recursos doados sejam destinados a quem mais necessita”, afirma.
Critérios para recebimento de alimentos
Depois de cadastradas, as entidades devem comunicar com antecedência a presença no momento da entrega; estar no local com antecedência máxima de 20 minutos para retirar a senha; apresentar a Carteirinha de Identificação da Entidade; assinar o Recibo de Doação; apresentar caixas plásticas (brancas) devidamente higienizadas; estar com número de caixas suficientes para que todo alimento chegue em condições de consumo na entidade; manter um transporte adequado e limpo para transportar os alimentos; disponibilizar de pessoal com devida capacidade física para carregar os produtos no veículo; informar caso identifique que o produto será em quantidade acima do necessário para o uso; e, por fim, acompanhar pelos grupos do WhatsApp as informações sobre cancelamento ou alteração de horários das entregar.
A prestação de contas é uma parte fundamental do processo. O Banco de Alimentos de Sorocaba incentiva as entidades a fornecer demonstrativos fotográficos que documentem o impacto das doações, bem como o uso adequado dos recursos.
Além da atualização de dados, o Banco de Alimentos de Sorocaba também realiza visitas institucionais às entidades de consumo interno para mapear os territórios e serviços oferecidos com os alimentos recebidos. O objetivo é garantir que os alimentos sejam utilizados de forma eficaz e que a distribuição seja feita de maneira justa e transparente.