BAS participa da etapa regional da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável

Etapa Regional VI Conferência Estadual SAN

CRÉDITOS: Gabriela Guedes

A etapa regional da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável aconteceu na última sexta-feira (18), na faculdade Anhanguera em Sorocaba, com o objetivo de discutir políticas relacionadas ao combate à fome e promoção da alimentação adequada no território nacional, especialmente na região.

A atividade contou com 180 delegados, de 24 municípios da região, sob o tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, e foi divida em três eixos: determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e Segurança Alimentar Nutricional; Sistema nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e por fim, democracia e participação social. 

Representantes do governo municipal, estadual e federal, do ITESP, e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) participaram junto à sociedade civil das discussões, que começou com uma palestra magna com a Profa. Dra. Maria Rita Marques de Oliveira, seguida de discussões em grupo para definir propostas de cada eixo que formarão o texto base a ser encaminhado à Conferência Estadual.

Para a assistente social do Banco de Alimentos de Sorocaba, Meire Elen Rodrigues, o resultado da Conferência foi muito positivo, com a participação de representantes desse segmento da sociedade. Ainda assim, aponta que as propostas apresentadas não dialogam necessariamente com os eixos propostos para debate, o que acarretou em certa confusão no momento dos encaminhamentos.

Na noite anterior ao evento, o Governo do Estado de São Paulo de Tarcísio de Freitas, cancelou o envio dos alimentos alegando problemas jurídicos com a empresa contratada para o serviço. Por isso, a comunidade organizou uma força tarefa e garantiu os alimentos para a realização da conferência, que durou das 9h às 17h30 e teria sido inviabilizada caso não houvesse doações. Moções de repúdio à falta de responsabilidade do governo estadual foram aprovadas, pois o problema demonstrou falta de organização e planejamento para garantir a atividade que diz respeito à alimentação dos paulistas.

Ao fim do evento, foram eleitos 27 delegados, sendo nove do poder público, 13 da sociedade civil e cinco reservados para populações indígenas, negros, LGBTs, que participarão da VI Conferência Estadual, em 28 e 29 de setembro em Barretos, etapa que antecede a Conferência Nacional, que deve aprimorar a Lei Orgânica e de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 17.819/2022).

Tags:

Combate à Fome conferência segurança alimentar