
Nesta reunião, o CONSEA Sorocaba iniciou as discussões para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar. Créditos: Divulgação.
Em reunião realizada na quinta-feira, 9, Regina Cassiano, representante da sociedade civil, por meio do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), foi eleita presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorocaba (Consea).
Durante o encontro, que contou com a presença de lideranças envolvidas na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na região, foi eleita a Diretoria Executiva do Conselho.
“É um desafio, né? E ninguém trabalha sozinho, mas com a volta das políticas públicas de combate à fome, teremos mais força”, ressalta Regina, que afirma que o conjunto do Conselho está engajado neste novo mandato.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 24 milhões de pessoas deixaram de passar fome no Brasil em 2023, devido às políticas públicas retomadas. O próprio Consea, que havia sido extinto em 2019, é uma delas.
Nesta reunião, o CONSEA Sorocaba iniciou as discussões para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar, um dos documentos necessários para o processo de adesão do município de Sorocaba ao programa ‘Alimenta Cidades’, tendo sido uma das 60 cidades escolhidas para o benefício.
O objetivo do programa, coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), é contribuir para o planejamento integrado e a coordenação intersetorial de ações relacionadas à alimentação urbana, assim como fortalecer a perspectiva de direito à cidade e do direito humano à alimentação adequada, reduzindo iniquidades sociais.
CONHEÇA OS EIXOS QUE ORIENTARÃO OS PROGRAMAS E AÇÕES

Fonte: MDS